O Cine Vitória numa breve linha do tempo

O Pioneirismo do Cinema em Caetité

As primeiras experiências cinematográficas em Caetité surgiram no início do século XX com o Cinema Itinerante do Sr. Batista, que aparecia na cidade de quando em vez. Outra iniciativa foi o Cinema Íris, do Capitão Mesquita, instalado no Teatro Centenário.  Em seguida, veio o primeiro Cine Vitória de Guilherme de Castro, em parceria com o Capitão. 

Quem foi Guilherme de Castro?

“Este homem bem sucedido, de visão empreendedora, que inaugurou o 1º Cinema da década de 40 no alto sertão da Bahia, foi Guilherme de Castro. Tornou-se muito conhecido na região pelo seu pioneirismo e logo depois pela fatalidade do seu desaparecimento precoce (ainda moço aos 38 anos), num acidente aéreo em 1950, quando pilotava o seu avião em campanha política do seu correligionário, candidato a governador do nosso estado naquele ano eleitoral, Lauro Farani Pedreira de Freitas.

Guilherme era casado com Maria Pinho de Castro e possuía 7 filhos - 5 mulheres e 2 homens - Comandava diversos negócios no ramo do comércio, transportes, combustíveis da ‘Shell”, autopeças, veículos, agente/representante da GMC- Chevrolet, da Philips, da Cimento Aratu, dos Moinhos Salvador (farinha de trigo), etc. Ainda possuidor de uma natural liderança, inevitável e despretensiosa, não tinha nenhuma  intenção político-partidária, no âmbito  de exercer algum mandato. Mesmo assim, estava filiado ao PSD (Partido Social Democrático) da época, quando se vivia uma recente e tenra democracia.”

Marcelo Castro.  Um cinema chamado Cine Vitória. 2007

1ª Fase

Explore o valioso acervo de registros históricos do Cine Vitória e mergulhe na trajetória de um dos maiores ícones culturais de Caetité.

2ª Fase

Explore a segunda fase do Cine Vitória, um período de transformação que marcou uma nova era para o cinema em Caetité.

Tags: No tags

Comments are closed.